Uma habilidade essencial para qualquer momento da vida é a comunicação assertiva e empática, não importando onde você esteja ou de onde você tenha vindo, você vai precisar dela. E a boa notícia é que a CNV é uma habilidade que pode ser aprendida por qualquer um a qualquer momento da vida.

Mas, afinal, o que é essa CNV – Comunicação Não-Violenta?

A CNV pode ser entendida como um processo que estabelece uma conexão consciente através da empatia e compaixão entre os interlocutores.

A CNV representa habilidades de comunicação verbal – escrita ou falada; e não verbal – gestos, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos; que buscam criar compaixão e empatia para fortalecer as conexões humanas. E ajuda a identificar em nosso comportamento do dia a dia aquele sentimento e necessidade que não foram atendidos em uma determinada situação.

Essa metodologia de comunicação nos permite uma reformulação ao falar e ouvir o outro; em vez de responder inconscientemente e imediatamente, ouvimos com atenção e pensamos no sentido e desejo manifestado por trás daquela ação humana, assim conseguimos nos expressar de forma clara, empática, honesta e respeitosa. O exercício da Comunicação Não-Violenta permite ao interlocutor enxergar o mundo a partir da perspectiva da outra pessoa e entender possíveis razões para suas atitudes.